Curiosidades gastronômicas…
Um pouco de história sobre… as Pataniscas.
Não podemos negar que se trata de um petisco tipicamente lisboeta. Alguns historiadores defendem que pataniscas e pastéis têm uma origem comum: nasceram em Lisboa, das aparas de bacalhau que os galegos guardavam nas suas tabernas, no século XIX.
Mas isto não as torna menos alfacinhas (como são chamados os lisboetas): os primeiros imigrantes da Galiza chegaram à cidade 400 anos antes. Eram nômades, mas foram ficando. Trabalharam na indústria naval, no Aqueduto das Águas Livres, abriram tabernas e carvoarias.
Os lisboetas queriam que fossem expulsos da cidade, argumentando que os galegos lhes roubavam os posto de trabalho mas Pina Manique recusou-se a expulsá-los. Dizia que: “E depois quem é que mete as mãos no carvão?”.
Ficaram os galegos, as tabernas e as pataniscas de bacalhau.
Podemos contudo, reinventá-las. Pegar na tradição e usá-la na modernidade. Que tal umas pataniscas de camarão? Ou de atum? Ou de pescada? E porque não de sardinha? A imaginação é o limite!
História gastronômica com #PortugalDescomplicado