Curiosidades gastronômicas... Rancho à Moda de Viseu

Curiosidades gastronômicas… Rancho à Moda de Viseu

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Curiosidades gastronômicas…

Um pouco de história sobre… o Rancho à Moda de Viseu!

O Rancho é um prato cuja história é associada a Viseu, e esta história remonta à altura das guerras entre liberais e absolutistas. Assim, reza a História que: o quartel de Viseu estava escalado e o quarteleiro ficou incumbido de moralizar as tropas apresentando-lhe boa comida.

Para tal, o o quarteleiro colocou grão-de-bico, batatas, hortaliças, grossa, de porco, e para uma panela grande. Dizem que esta mistura teve de tal forma sucesso entre os comensais que aquela comitiva ganhou a batalha.

Outra forma de contar a história diz-nos que: o prato chamado Rancho começa a ser confeccionado no Quartel de Cavalaria que existia em Viseu. No tempo da guerra e do racionamento, este quartel, que estava situado na Stª Cristina, tinha boa fama pela sua comida. Recebia e distribuía matérias primas ao povo, vindas de vários lados, e tinha hortas nos campos envolventes. Também criava galinhas, porcos, e por vezes vacas.

Uma das matérias primas que recebia com mais abundância era o grão-de-bico, das terras mais ao sul , assim como massas de 2ª oferecidas pelas Fábricas.

Carnes já havia, hortícolas também, havia que juntar o que existia com mais fartura e confeccionar. E assim nasceu o Rancho à Moda de Viseu. Pouco tempo bastou para que todos os Quartéis em começassem a confeccionar o “Rancho do Quartel”. O prato era tão bom que criou fama.

Nos anos 50 e 60 em Viseu, já no novo Quartel de Infantaria, era hábito, no dia de rancho, as pessoas da cidade irem ao Quartel comprar o famoso Rancho à Moda de Viseu para levarem e comerem em casa. Os restaurante locais começaram também a apresentar esse prato nas suas ementas (cardápios) em dias certos.

História gastronômica com #PortugalDescomplicado