As principais características da dieta Mediterrânea são o consumo elevado de azeite de oliva, legumes e vegetais, cereais da região, consumo moderado a alto de peixes, consumo moderado de laticínios, principalmente queijo e iogurte, consumo moderado a baixo de vinho tinto, baixo consumo de carne vermelha e seus derivados e frutas frescas como sobremesa.
Em geral, os alimentos que fazem parte da dieta Mediterrânea possuem baixo teor de gorduras saturadas e elevado teor de gorduras monoinsaturadas e de fibras. Acredita-se que um dos principais alimentos que contribuem para os benefícios à saúde que a dieta Mediterrânea proporciona seja o azeite de oliva amplamente utilizado na alimentação diária da região. O vinho tinto consumido moderadamente pelos povos da região também é apontado como sendo benéfico à saúde por conter flavonóides e propriedades antioxidantes.
A dieta Mediterrânea está mais associada a uma alimentação e modo de vida saudáveis do que a um programa de emagrecimento. A perda de peso, se houver, seria uma consequência natural e não o objetivo.
Curtam: “Alimentação, Emagrecimento e Saúde” – e receba dicas!