Alimentos de outono: Chicória/Endívia

Alimentos de outono: Chicória/Endívia

Os vegetais da família da chicória, a endívia e escarola, são culturas de tempo frio, cuja época é o final do outono. Nos climas temperados duram até ao início da primavera. Tal como outros vegetais, atualmente podem estar disponíveis durante todo o ano, importados de países frios.

A endívia é especialmente rica em A, K, B1, B2, B3, B6 e folato, que depois é transformado pelo organismo em ácido fólico, tão importante durante a gravidez para prevenir malformações do feto. As plantas da família das chicórias, como os vegetais em geral, são ricas em fibra, o que é benéfico para o trânsito gastrointestinal, para a digestão e para promover uma sensação de saciedade, levando a que se coma menos e se tenha menos fome durante mais tempo.

Quanto a minerais, possui bom potássio, um pouco de cálcio, ferro, fósforo e magnésio. No campo dos oligoelementos a endívia tem cobre, zinco e manganês. Além de tudo isto, cerca de 0,9% do seu peso é composto por proteínas.

Formada por 94% de água, a endívia ou chicória branca é boa para combater o colesterol, os problemas de inflamação intestinal e possui substâncias que beneficiam o fígado, aumentando a produção de bílis e facilitando o esvaziamento da vesícula. Sobre o estômago tem uma ação tonificante.

http://clinicadotempo.com/alimentos-outono-chicoriaendivia