Um bolo de Aniversário Especial

Receitas, Receitas de Bolos, Receitas Sobremesas,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Um bolo de Aniversário Especial

Ingredientes:

Bolo de Fécula:

10 ovos
400g de açúcar
250g de fécula de batata
3 c. sopa de farinha
manteiga para untar

2 rolos de massa folhada rectangular do Lidl
canela em pó q.b.
frutos vermelhos a gosto
açúcar em pó

Creme de Pasteleiro:

5dl de leite
1 vagem de baunilha
150g de açúcar
1 c. sopa de maisena
1 c. sopa de manteiga
4 ovos

Cobertura de :

125g de açúcar
6 gemas
1,5 dl de àgua

Preparação:

Para o bolo, separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada bem volumosa. Bata as claras em castelo bem firme. Envolva alternadamente e sem bater, as claras e colheradas de fécula e de farinha. Envolva bem e divida a massa em dois tabuleiros rectangulares bem untados com manteiga e polvilhados de farinha. Leve a forno a 180º cerca de 15minutos. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer.
Desenforme as placas de massa folhada, pique-as com um garfo e leve-as a cozer cerca de 12 minutos em forno bem quente, ou até estarem douradinhas.
Para o creme de pasteleiro, leve o leite ao lume com a vagem de baunilha. Quando ferver, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Misture o açúcar com a manteiga, a maisena e os ovos. Bata bem. Retire a vagem do leite e coe o leite sobre a mistura de açúcar, misture bem. Leve ao lume mexendo sempre, até engrossar. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

No tabuleiro onde vai servir, coloque uma base de bolo, cubra com uma camada de creme pasteleiro e canela. Cubra com uma massa folhada e novamente creme e canela. Repita com as restantes bases de bolo e massa folhada. Por cima da ultima camada leva os ovos moles.
Entretanto prepare o creme de ovos moles. Leve ao lume o açúcar e a água. Deixe ferver cerca de 6/7 minutos, lentamente. Bata muito bem as gemas, retire a calda doce do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte as gemas, bata muito bem com o fouet e leve ao lume a engrossar um pouco. Vá mexendo sempre sem parar para que não ganhe grumos e não deixe espessar demais.
Espalhe o creme de ovos moles sobre o bolo e deixe escorrer lateralmente. Por cima coloque os frutos à escolha e polvilhe com açúcar em pó.E Bom Apetite!

Fonte:http://7gramas-de-ternura.blogspot.fr/2013/10/um-bolo-de-aniversario-especial.html