Pudim Merengado de Banana

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Merengado de
Fonte: http://baunilha-caramelo.blogspot.pt/2010/07/pudim-merengado-de-banana.html

Ingredientes:
4 grandes (separados)
110g
30g de maisena
550ml
1 colher de chá de açúcar baunilhado
40g de manteiga
2 bananas maduras e firmes
200g de Shortcake (ou a mesma quantidade de bolacha Maria)
leite qb.

Preparação:
Num tachinho , juntar 40g de açúcar com a maisena e o sal. Com uma vara de arames, misturar bem em seco. Aos poucos adicionar o leite e misturar até ficar dissolvido. Levar ao lume (médio) até ferver, mexendo frequentemente. Quando levantar fervura retirar do lume.

Bater ligeiramente a s gemas e juntar a estas um pouco de leite quente, misturar bem. Posteriormente adicionar a mistura das gemas ao leite quente e voltar a levar ao lume (mexendo sempre). Deixar ferver cerca de 2 minutos (mexendo sempre com a vara de arames). Retirar do lume e adicionar a manteiga e o açúcar baunilhado. Misturar bem até ficar completamente homogéneo.

Pre-aquecer o forno a 180ºC.

Num refractário redondo de 25 cm, colocar metade das (ligeiramente humedecidas em leite). Colocar por cima das bolachas, uma banana cortadas às rodelas e tapar com metade do creme preparado. Repetir o processo com as restantes bolachas, a restante banana e o restante creme.

Adicionar as , uma pitadinha e sal e metade do restante açúcar. Bate-las na velocidade média da batedeira, quando começarem a ficar brancas e espumosas adicionar aos poucos o restante açúcar. Aumentar a velocidade da batedeira e bater as claras até que estas formem picos suaves e firmes.

Com uma colher de sopa colocar as claras por cima do creme. Dispor as claras de forma a que toquem nas paredes do refractário (previne que encolham). Não alise totalmente as claras, deixe pequenos picos .

Levar ao forno até ficar ligeiramente dourado (15-20 minutos). Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Depois de frio, colocar no frigorífico pelo menos 4 horas. Servir bem fresco.