Pudim de pão de baunilha e rum com passas

Receitas, Receitas de Pudim, Receitas Sobremesas,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Pudim de pão de baunilha e rum com passas

Pudim

1 litro de
Pão duro (4 ou 5 carcaças ou bolinhas)
4
170g de açúcar
1 vagem de baunilha
1 tacinha de passas
2 ou 3 c. (sopa) de rum
Caramelo

150g de açúcar
de 1/2 limão
1 c.(sopa) de água

Colocar as passas numa taça de molho em água a ferver e juntar um pouco de rum. (Costumo preparar um chá de baunilha para demolhar as passas e acrescento rum). Após 15 a 20 minutos escorrer bem e reservar.

Untar um pirex com manteiga. Colocar o açúcar, o sumo de limão e a água num tachinho ao lume, sem mexer até atingir o ponto caramelo dourado. Deitar o caramelo quente na forma e espalhar por toda a superfície.

Thermomix-Bimby: Colocar o no copo, com o a vagem de baunilha aberta e raspada. Programar 9 minutos/90ºC/vel 2. Despejar o leite quente numa taça grande e juntar o pão aos bocados. Aguardar uns minutos até o pão absorver todo o leite. Retirar a vagem e colocar a mistura no copo e misturar na vel. 4-5 até ficar completamente triturado. Juntar os e o açúcar e misturar novamente na vel. 4. Por fim juntar o rum e as passas e misturar na vel. 3/colher inversa.

Tradicional: Ferver o com a vagem de baunilha aberta e raspada. Colocar o leite numa taça e juntar o pão aos bocados. Aguardar uns minutos até o pão absorver todo o leite. Retirar a vagem, colocar a mistura no liquidificador ou robot e misturar até ficar completamente triturado. Juntar os e o açúcar e misturar até ficar homogéneo. Por fim juntar o rum e as passas e misturar novamente.

Despejar para o pirex e levar ao forno cerca de 1h a 180ºC. Desenformar ainda quente, ao fim de 10 minutos.

http://www.cocoebaunilha.com/2013/01/pudim-de-pao-de-baunilha-e-rum-com.html