Como Fazer Queijo Fresco

Acompanhamentos, Alimentação Saudavel, Receitas, Receitas Light, Receitas para Dieta,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Receita


Ingredientes:

1 litro de gordo fresco (tem de ser do dia, daqueles que têm poucos dias de validade Ex: Vigor, uht)

120g de leite em pó (pode ser gordo, meio gordo ou magro)

20 gotas de coalho líquido (compra-se na farmácia)

1 colher de chá de sal

Confecção:

Misture bem o leite do dia, o leite em pó e o sal. Coloque numa panela e aqueça (não deixe ferver). Apague o lume e verifique qual é a temperatura, o ideal é que esteja  de 35 a 37 graus (pode fazê-lo com um termómetro de cozinha ou, se não tiver, colocar o dedo no leite. Se conseguir aguentar durante 10 segundos é porque a temperatura está correcta). Nessa altura junte o coalho e mexa bem.

Espere 1h30 ou 2h, nessa altura o leite já deve estar coalhado. Com uma faca, faça pequenos cortes no leite para que o se comece a libertar. Espere mais meia hora.

 

Com a ajuda de um pano limpo (eu dobrei o em duas partes, para ter duas camadas de pano sobrepostas) colocado por cima de uma peneira, comece a drenar o soro (pode colocar a mesma panela por baixo). Coloque todo o leite coalhado por cima do pano ou então  verte-se para um passador de rede fina e leve ao frigorífico durante toda a noite. Tenha o cuidado de colocar uma panela grande por baixo, pois vai libertar bastante soro.

 

Na manhã seguinte, salpique com mais sal e sirva. Pode aproveitar embalagens de ou para guardar o queijo fresco caseiro no frigorífico. Tenha sempre o cuidado de guardar o queijo em embalagens com furinhos, pois o soro libertado não deve estar em contacto com o queijo.

 

 

Nota: O soro libertado pode ser depois utilizado para fazer requeijão, basta ferver o soro durante 5 minutos e o requeijão vai sendo libertado ao longo deste processo.