O zimbro, também conhecido vulgarmente por junípero ou zimbreiro é um

Receitas, Receitas para Dieta,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

O zimbro, também conhecido vulgarmente por junípero ou zimbreiro é um arbusto que cresce na Europa, Ásia e América do Norte. A variedade anã deste arbusto, de porte rasteiro e folhas mais curtas, encontra-se nos cumes da Serra do Gerês e da Serra da Estrela.
Os ou bagas são a parte da planta mais utilizada, bem como o seu óleo essencial. O fruto é usado para preparação de produtos medicinais e em bebidas alcoólicas após destilação como por exemplo aguardente de zimbro, genebra. É também usado para aromatizar de e aromatizar bebidas alcoólicas (gin).
Para além disso, o zimbro apresenta várias propriedades medicinais, nomeadamente, propriedades diuréticas, antissépticas, digestivas, antireumatismais e expectorantes.
Tanto as bagas como o seu óleo essencial apresentam uma ação digestiva e têm sido utilizados na flatulência e nas cólicas. Podem também ser usados como agentes diuréticos, em caso de distúrbios urinários ou sempre que for necessário aumentar a eliminação de líquidos do organismo. Externamente, o óleo essencial também pode ser usado como adjuvante no alívio da dor muscular e articular.
Uma das formas de consumir o zimbro é através da preparação de uma infusão com as bagas, tendo o cuidado de não exceder as 2 ou 3 semanas de toma.