Fondant de chocolate

Receitas, Receitas Sobremesas,

Partilhe com os seus amigos ...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Fondant de chocolate
Fonte: http://cookingbooksblog.blogspot.pt/2014/02/to-my-valentine.html
Ingredientes (para 4)

15 g de
15 g de em pó
80 g de chocolate negro, mínimo 60% de cacau, mais 4 quadrados, cerca de 5 g cada
80 g de , mais um pouco para untar
2
1 de
45 g de açúcar dem pó
18 g de de araruta

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 200 º C. Unte o interior de 4 formas com manteiga amolecida. Numa tigela, misture bem o açúcar e o cacau em pó. Polvilhe o interior das formas com a mistura, sacudindo o excesso. Coloque as formas num tabuleiro.

2. Derreta o chocolate e a manteiga numa tigela sobre uma panela com água a ferver ( não deixe que a base da tigela toque na água).

3. Enquanto isso, coloque os ovos e gema de ovo numa tigela e misture até obter um fofo e esbranquiçado. Peneire o açúcar em pó sobre os ovos batidos, mexendo bem até estar misturado. De seguida, peneire a farinha de araruta e deite sobre a mistura, batendo até ficar pálida, espessa e dobrar de volume, e até que as pás da batedeira deixem um rastro na superfície da mistura quando levantadas.

4. Junte a mistura de chocolate derretido e mexa até que fiquem bem misturados.

5. Encha cada uma das formas com a mistura de fondant de chocolate até cerca de 3/4 do volume. Leve ao frigorífico por pelo menos 30 minutos ou até 24 horas.

6. Coloque um quadrado de chocolate dentro de cada uma das formas. Leve os fondants refrigerados ao forno e coza por 5 minutos, ou até que se forme uma crosta na superfície. Retire do forno e deixe arrefecer.

7. Quando estiverem completamente frios, passe uma faca em volta do interior de cada forma para soltar o fondant. Remova cuidadosamente das formas. Coloque os fondants no frigorífico por pelo menos 30 minutos.

8. Quando estiver na altura de servir, pré-aqueça o forno a 180 º C. Coza os fondants por 8 minutos, ou até subirem um pouco. Sirva imediatamente.