Dia Mundial do Combate ao Cancro

Benefícios dos Alimentos, Saúde Alimentar,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Dia Mundial do Combate ao Cancro

Hoje é o Dia Mundial do Combate ao Cancro e a é um fator muito importante tanto para prevenir como para acompanhar o tratamento do cancro.

Há alimentos que são anticancerígenos, como todos os vegetais crucíferos. Neste estão incluídas as couves, brócolos, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, nabo (tanto a raiz como as folhas), rabanete, agrião e até na semente da mostarda.

As propriedades anticancerígenas destes vegetais são atribuídas aos fitoquímicos polifenóis. As crucíferas também possuem glicosinolatos, que são um grupo de glicosídeos que se encontram nas células destes vegetais. Os glicosinolatos têm um sabor característico picante, pelo que são conhecidos como glicosídeos do óleo de mostarda. Estes compostos são libertados pela mastigação dos vegetais crus e alguns são sintetizados a partir dos aminoácidos, os construtores das proteínas.

Além dos vegetais já mencionados também se encontram no alho, rúcula, abóbora, e espinafre. Tanto os glicosinolatos como os polifenóis fazem parte da defesa das plantas contra ferimentos, o que pode explicar em parte os seus efeitos benéficos para os humanos.

Uma boa alimentação, rica em vegetais de todas as cores, é uma grande aliada da saúde e inclusive do combate a estados de doença.