Diabetes
O diabetes não é um caso isolado, existe em todo o mundo um grande índice de portadores desse mal, mas também existem muitos recursos na área médica que permitem ao paciente conviver amigavelmente com ele. E aquele tabu de que o diabético não pode comer quase nada também já desapareceu.Hoje os profissionais de nutrição, após inúmeras pesquisas, afirmam que o diabético praticamente pode comer de tudo, desde que tenha um controle de preparo e quantidade. Assim, as nossas sugestões incluem pratos variados para diferentes ocasiões.
Aqui, damos sugestões para o diabético controlar as suas refeições, sem torná-la, no entanto, rica em alimentos que aumentam a glicose no sangue. Uma dieta bem equilibrada pode tornar o dia-a-dia muito mais saboroso e sem riscos à saúde.
DICAS PARA AJUDAR A CONTROLAR O DIABETES
– Não só o diabético, mas todos que gostariam de manter um hábito alimentar saudável, devem fazer 6 pequenas refeições ao dia, e a composição da alimentação, para poder ser equilibrada, deve conter: 40 a 50% de carboidratos (glicídios); 30 a 40% de lipídios; 20% de proteínas.
– Não comer sobremesas, mesmo quando dietéticas, após as refeições principais (almoço e jantar). Se forem consumidas nos lanches ao longo do dia em substituição, e não em adição, ao lanche tradicional, trarão melhores resultados ao controle glicêmico.
– Jamais imaginar que o alimento dietético pode ser consumido à vontade. A maioria não contém açúcar mas, mesmo assim, não deixa de ser muito calórica.
– Alimentos proibidos: carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, fritos, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, linguiça etc.).
– Alimentos permitidos sem restrição: água, alho, baunilha, café e chá sem açúcar,caldo de carne magra (preferencialmente feito em casa), canela, cominho, limão,louro, orégano, pickles, pimenta, sal (se não tiver hipertensão) e vinagre.
– As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.
– A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.
– O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.
– O uso da frutose deve ser evitado pelo diabético, se não houver um controle e acompanhamento médico. Mas não é considerado prejudicial em pessoas que mantêm controle constante.
– Os adoçantes contendo aspartame podem ser consumidos na quantidade máxima de 80 envelopes/dia.
.– Alimentos diet são os que apresentam em sua composição redução ou ausência de açúcares, mas é preciso tomar um certo cuidado pois alguns apresentam frutose na sua composição , que também é considerada açúcar e contém calorias.
– O diabético deve sempre consultar um médico e seguir os tratamentos indicados.
– O exercício é indicado para as pessoas de um modo geral, inclusive para os portadores de diabetes. Assim, é conveniente que se torne um hábito, mesmo que seja em pequena escala. Mas lembre-se: antes de começar um exercício, procure orientação médica.
RECEITAS
gostaria de receber orientação sobre refeições para o dia a dia do diabético tipo 2. Obrigado. Valter
Bom dia gostaria que postassem receitas para o dia a dia, brigada.
goaetaria de recer receita de bolo descobria apouco tempo que sou diabetica.
Por jentilezase possivel queria que me enviasemreceitas para o dia dia pois sou portador de diabetesdesde ja vos agradeço Armelindo
Por jgentileza se possivel queria que me enviasem receitas para o dia dia pois sou portador de diabetes desde ja vos agradeço Armelindo
Olá, amigos vocês podem encontrar mais receitas para diabetes no site: http://fatordiabetes.com
Excelente as dicas, é muito importante para quem tem diabetes tomar os devidos cuidados na hora de se alimentar para não prejudicar ainda mais a saúde.
Gostaria de receitas para o dia a dia para diabeticos
ola.preciso de ajuda em relacao a nao misturar alimentos assim como em relacao as quantidades.obrigada
Agradecia dicas de refeições
Diabetes e obesidade
Legal a iniciativa, mas por que a ênfase para as sobremesas?