Como fazer um frango assado perfeito

Carnes, Receitas, Receitas de Frango,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Material necessário:
Há várias maneiras de se preparar um para ser e ingredientes como temperos e ervas mudam de acordo com cada receita. Porém, alguns itens são básicos e você certamente irá precisar deles, independente da receita. Por isso, tenha sempre a mão:

  • Uma assadeira ou refratário grande que caiba o frango todo
  • Papel alumínio, se necessário
  • Sal e pimenta-do-reino moída
  • Manteiga ou óleo
  • Barbante de cozinha
  • Tesoura de cozinha

 

1
Asse o frango com a pele Há quem diga que a pele é a parte mais saborosa do frango e há quem acredite que por ser muito gordurosa ela deve ser descartada. Seja qual for a sua opinião, sempre asse o frango com a pele, isso evitará que a carne resseque. Na hora de comer, cada um pode escolher se deseja remover ou não a pele.
2
Salmoura Um dos truques para um frango assado saboroso e molhadinho é deixá-lo na salmoura antes de assá-lo. Além disso, a salmoura é a melhor maneira de garantir que o frango tempere por igual.
Se você não quiser fazer a salmoura, simplesmente lave o frango em água corrente e seque bem com papel toalha.
Para fazer a salmoura:
Dissolva ¼ xícara de sal comum em 2 litros de água, ponha o frango na salmoura e leve à geladeira por no mínimo 1 hora e no máximo 6 horas. Descarte a salmoura, lave o frango em água corrente e seque com papel toalha.
Dica: Se você quiser que a pele fique bem sequinha e crocante, retorne o frango à geladeira para secar por uma hora ou durante a noite.
3
Temperos Um frango assado somente com manteiga, sal e pimenta fica muito saboroso, mas você pode experimentar outras combinações de temperos para sair da rotina.

  • Misture ervas frescas picadas com manteiga e passe embaixo da pele do frango, ou coloque raminhos inteiros de ervas frescas na cavidade do frango junto com uma cebola em quartos e alguns dentes de alho.
  • Você também pode usar frutas cítricas aromáticas como laranja e limão, basta colocar algumas fatias dentro da cavidade do frango.
  • Outra dica é usar uma combinação de temperos secos e ervas aromáticas para dar um sabor diferenciado ao frango assado. Passe os temperos dentro do frango e embaixo da pele, assim você evita que eles queimem e o frango adquire o sabor dos temperos mesmo que você não use a pele depois de assada.
Algumas ideias de temperos diferentes:
• Misture pimenta-chilli em pó, cominho em pó e sálvia picada e você tem um frango com um toque mexicano.
• Para um sabor indiano, misture partes iguais de sementes de coentro em pó, cominho em pó, mais uma pitada de açafrão-da-terra (cúrcuma) e garam masala.
• Para uma refeição inspirada na culinária tailandesa, experimente socar num pilão gengibre fresco, capim limão fresco, pimenta verde, coentro e suco de limão.
4
Amarre bem o frango Você pode assar o frango sem amarrá-lo, mas essa dica evita que as asas queimem demais por ficarem muito expostas, além de ser uma boa ideia nos casos de frangos recheados com farofa. Para amarrar o frango, siga estes passos:

  • Corte um pedaço de barbante de cozinha de aproximadamente 90 centímetros.
  • Com o frango de peito para cima, passe o barbante por debaixo das assas e de dê um nó simples. Repita agora passando o barbante pelas coxas e juntando-as.
  • Dê outro nó simples e siga com o barbante pelas laterais do corpo do frango até a outra extremidade, passando por debaixo das asas.
  • Vire o frango e amarre as pontas do barbante.
Dica econômica:
Você pode fazer dois frangos de uma vez só, economizando gás e tempo. As sobras do frango podem ser usadas em sopas, panquecas, massas e saladas tipo salpicão. A carcaça pode ser utilizada para fazer caldo de frango caseiro. Assar o frango inteiro também sai mais em conta do que comprar as partes separadas como coxas, peitos, e sobrecoxas.
Artigo fornecido por:

Allrecipes