ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO E SEUS SUBSTITUTOS

Alimentação Fitness, Receitas,

Partilhe com os seus amigos ...Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Whatsapp
Whatsapp

ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO E SEUS SUBSTITUTOS

Alimentação Fitness

Alguns alimentos parecem ser tão inocentes que fica difícil acreditar no teor de sódio que ele possa conter. Porém, não se deixe enganar, um exemplo deste alimento “inofensivo” é o queijo minas frescal, com uma concentração média de 505mg de sódio por porção de 100g do produto. Lembrando que a recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400mg por dia, o equivalente a 5 gramas de sal ou uma colher de chá. Abaixo segue alguns outros alimentos, bastante consumidos pela população, com alto teor de sódio e também uma dica de como substituir este produto por outro com menos teor de sódio.

• Shoyu.

Em apenas 15ml de shoyu , há 818mg de sódio. A versão light contém uma redução (25% menos) deste valor. Entretanto, para diminuir ainda mais a ingestão de sódio no dia a dia, vale mergulhar sushis e sashimis em um simples suco de ou ainda em um mais elaborado, com , mostarda, cebola e azeite.

• Embutidos.

Frios e embutidos, como o peito de peru, o salame e a mortadela, têm grande quantidade de sódio. Três fatias de presunto, por exemplo, contêm cerca de 550 mg de sódio. Já uma única unidade de salsicha oferece 550 mg de sódio. Uma opção para o seu lanchinho é frango grelhado, com muitas verduras e .

• Congelados.

Grande parte dos alimentos industrializados e as preparações congeladas são rica em sódio, isto acontece porque o sal atua como conservante desses produtos. Uma alternativa são os alimentos naturais ou os preparados em casa, por nos mesmos. Você pode substituir uma lasanha congelada, por uma lasanha de berinjela, por exemplo (Veja a que postamos hoje pela manhã).

• Refrigerante.

É muito comum a maioria das pessoas associarem o sódio com alimentos salgados, já que este nutriente é um dos principais componentes do sal. Entretanto, ele também está presente em refrigerantes e em alimentos doces. Se você procurar nas informações nutricionais contidas no rótulo, um produto de 350 ml (1 latinha) contém cerca de 18mg de sódio. Versões light e têm uma quantidade ainda maior de sódio. Em 200 ml (1copo) da de baixa caloria é possível encontrar até 28 mg de sódio. Como os refrigerantes são pobres em nutrientes, a melhor opção são os sucos naturais – sem adição de açúcar.

instantâneas.

Sopas e caldos industrializados também são campeões quando o assunto é sódio. Por isso, a praticidade do preparo nem sempre vale a pena. Prepare você mesmo, em sua casa, com legumes frescos uma sopa saudável, saborosa e com baixo teor de sódio.

• Macarrão instantâneo.

Neste produto, tanto o macarrão quanto o tempero em pó contém quantidades muito grandes de sódio. Somente neste macarrãozinho de 3 minutos, você esta ingerindo aproximadamente 90% da recomendação diária de sódio para um adulto saudável, ou seja, somente em uma pequena refeição você já consome a quantidade de sódio necessário para um dia. No lugar desse prato, há a opção de um macarrão tradicional com molho de tomate caseiro.

Não se deixe enganar pelos alimentos de rápido preparo, eles podem facilitar a sua vida, porém ajudará em nada a sua saúde, pelo contrário, poderá trazer somente prejuízos. Informe-se, leia os rótulos e opte pelo menos: menos sódio, menos gordura, menos calorias!!!

#CuriosidadesAF