O que são os glícidos

O que são os glícidos ?

Partilhe com os seus amigos ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

O que são os glícidos?

Basicamente são os “açúcares”. Os glícidos estão em quase todos os alimentos que ingerimos, uns mais simples, outros mais complexos. Servem para nos dar energia.

Os glícidos simples são os alimentos que têm um sabor doce, como o , rebuçados, biscoitos e bolachas, pastelaria (geralmente mais prejudiciais para a nossa saúde), e mel, por exemplo. Estes açúcares simples fornecem aquilo a que se chama “calorias vazias”, ou seja, têm uma carga calórica elevada sem muitos nutrientes e são de absorção (representam picos de energia). Dentro destes açúcares simples, em termos de benefícios, a exceção é feita ao chocolate e ao mel, que podem ser considerados saudáveis.

Os glícidos complexos, ou compostos, são os derivados dos amidos, isto é, de alimentos como a batata, o arroz, e massas. São açúcares de absorção lenta e de alimentos que possuem bons valores nutritivos.

Os glícidos devem ser sempre complexos e servem para dar energia ao nosso organismo, necessária para manter o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Também servem para regular a temperatura corporal interna (no tempo frio precisamos de mais calorias) e para nos dar energia em esforços físicos.

Se os glícidos forem consumidos em excesso, principalmente os simples, o nosso organismo armazena o excesso de energia na forma de depósitos de gordura corporal.

Apenas 1g de açúcar (o vulgar açúcar refinado) equivale a 4 Kcal (quilocalorias), sendo que 1 Kcal equivale a mil calorias. Uma dieta equilibrada deve conter cerca de 1200 Kcal para mulheres e 2200 Kcal para homens, regra geral e em média para pessoas sedentárias. Lembre-se que um pacote de açúcar, para o café, tem cerca de 6 gramas, o que equivale a 24 Kcal. Só em 4 cafés consome 24 g de açúcar, ou seja, 96 Kcal.

Post Author: Clínica do Tempo