Boston cream pie

Receitas, Receitas de Bolos,

Partilhe com os seus amigos ...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Boston cream pie

Receita adaptada do blog Baunilha e Caramelo

:
4
240g de
240g de farinha (usei autolevedante)
100g de
200 ml de leite
1 c. (sopa) de extracto de baunilha

:
400ml de leite
4
30g de amido de milho
80g de açúcar
1 c. (sopa) de rum
1c. (sopa) de manteiga

Glacé de chocolate:
60g de chocolate negro de culinária
2 c. (sopa) de chocolate em pó
2 c. (sopa) de açúcar em pó
1 c. (sopa) de mel
100ml de natas
1 c. (sopa) de rum

Bolo:
Pré-aquecer o a 180º. Untar 2 formas de 20cm com manteiga, forrar o fundo com papel vegetal e polvilhar com farinha. (No meu caso usei formas de silicone).

Tradicional: Levar ao lume o leite com a manteiga só até esta derreter. Não deixar ferver. Reservar até ficar morno. Bater os ovos com o açúcar cerca de 5 minutos até obter um creme espesso e esbranquiçado. Juntar em 3 vezes a farinha peneirada e envolver delicadamente com uma espátula. Adicionar o leite morno, o extrato de baunilha e envolver bem. Dividir a pelas 2 formas e levar ao forno até estar cozido. Deixar arrefecer antes de desenformar.

Thermomix – Bimby: Num tachinho, aquecer o leite sem ferver e juntar a manteiga para esta derreter. Miturar e reservar até ficar morno. Com a borboleta no copo, bater os ovos inteiros com o açúcar 5min/37º/vel3,5. Juntar a farinha peneirada e envolver 15seg/vel3. Juntar o leite morno, o extrato de baunilha e envolver uns segundos na vel. 3. Dividir a massa pelas 2 formas e levar ao forno até estar cozido. Deixar arrefecer antes de desenformar.

Creme:
Tradicional: Com a vara de arames, bater as gemas com metade do açúcar e o amido de milho até obter uma mistura fofa.Levar ao lume o leite com o restante açúcar até levantar fervura. Retirar do lume e juntar um 1/3 do leite às gemas, sem para de mexer com a vara de arames. Juntar a mistura das gemas ao restante leite e levar novamente ao lume, mexendo sempre com a vara e até engrossar. Retirar do lume e juntar a manteiga e o rum. Deixar arrefecer um pouco e tapar com película aderente, de forma a que esta fique colada ao creme. Levar ao frigorífico até ficar frio.

Thermomix-Bimby: No copo, colocar todos os ingredientes excepto a manteiga e programar 7 min./temp.90º/vel.4. No final juntar a manteiga e misturar na vel.4 até ficar homogéneo. Tapar com película aderente e reservar.

Glacé de chocolate:
Tradicional: Levar todos os ingredientes ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo e brilhante. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. Para acelerar o processo, colocar uns instantes no frigorífico.

Thermomix-Bimby: Colocar o chocolate partido no copo e dar uns golpes de turbo até ficar triturado. Juntar os restantes ingredientes e programar 6min/90º/vel 3, até obter um creme homogéneo e brilhante. Reservar e deixar arrefecer completamente (para engrossar).

Montagem:
Colocar um bolo no prato de servir. Espalhar generosamente o creme por cima deixando uma margem de 2 cm na extremidades. Colocar o outro bolo por cima pressionando um pouco. Espalhar o glacé de chocolate e levar ao frigorífico até servir.

Fonte:http://www.cocoebaunilha.com/2012/06/boston-cream-pie.html