Como Fazer Queijo Fresco

Receita - Como Fazer Queijo Fresco

Receita


Ingredientes:

1 litro de gordo (tem de ser do dia, daqueles que têm poucos dias de validade Ex: Vigor, uht)

120g de em pó (pode ser gordo, meio gordo ou magro)

20 gotas de coalho líquido (compra-se na farmácia)

1 colher de chá de sal

Confecção:

Misture bem o do dia, o em pó e o sal. Coloque numa panela e aqueça (não deixe ferver). Apague o lume e verifique qual é a temperatura, o ideal é que esteja  de 35 a 37 graus (pode fazê-lo com um termómetro de cozinha ou, se não tiver, colocar o dedo no . Se conseguir aguentar durante 10 segundos é porque a temperatura está correcta). Nessa altura junte o coalho e mexa bem.

Espere 1h30 ou 2h, nessa altura o já deve estar coalhado. Com uma faca, faça pequenos cortes no para que o se comece a libertar. Espere mais meia hora.

 

Com a ajuda de um pano limpo (eu dobrei o em duas partes, para ter duas camadas de pano sobrepostas) colocado por cima de uma peneira, comece a drenar o (pode colocar a mesma panela por baixo). Coloque todo o coalhado por cima do pano ou então  verte-se para um passador de rede fina e leve ao frigorífico durante toda a noite. Tenha o cuidado de colocar uma panela grande por baixo, pois vai libertar bastante .

 

Na manhã seguinte, salpique com mais sal e sirva. Pode aproveitar embalagens de ou para guardar o caseiro no frigorífico. Tenha sempre o cuidado de guardar o em embalagens com furinhos, pois o libertado não deve estar em contacto com o .

 

 

Nota: O libertado pode ser depois utilizado para fazer , basta ferver o durante 5 minutos e o vai sendo libertado ao longo deste processo.

Acompanhamentos, Alimentação Saudavel, Receitas, Receitas Light, Receitas para Dieta

receitas-culinaria.pt abraça e apoia estas duas causas, Abrace também estas causas!

free vector