Um Assado de Cachaço de Porco



Receita - Um Assado de Cachaço de Porco

Um Assado de Cachaço de Porco

E o cachaço é invariavelmente o preferido. Pela sua carne suculenta e entremeada com aquela gordurinha que sabe tão bem… nestes dias esquece-se o que faz mal.
Gosto de acompanhar com as batatas da avó assadas e douradinhas ou o Arroz do Forno à Serra de Arouca. Na falta de forno de lenha faz-se no que temos e também fica óptimo.A carne com osso, faz um assado mais suculento e saboroso e assa mais rapidamente. O osso concentra calor e a cozedura torna-se mais rápida.
Deixe sempre a peça de carne de véspera numa marinada de legumes algum liquido e regada com . É um tempero muito básico, mas pode ser enriquecido ao seu gosto.
Quando adquiro a carne, lombo ou cachaço, peço para não golpear os ossos, assim a carne retém mais sucos. Ao temperar faça várias incisões no lombo e introduza esmagados com casca e coloque num recipiente sobre a “cama” de legumes, Como não tem courato regue com o vinho, água, azeite e salpique com alguns grãos de sal e ainda espalhe por cima algumas ervas e legumes Tape o recipiente e coloque no frigorífico.
Aqueça o forno a 180º . Enquanto isso prepare a assadeira, coloque todos os legumes e com sal (+/- 1 colher de chá cheia) em seguida coloque a carne e verta o liquido da marinada por toda a carne e leve ao forno. Prepare 1/2 de caldo de carne, eu preparo com os caldos knorr, esta não deve estar quente para quando regar a carne, arrefecendo-a, evita assim que a carne não atinja temperaturas muito elevadas. Vigiar para que quando estiver loura regar a carne com uma concha mal cheia da e tape bem com folha de alumínio. Baixar a temperatura para 160º. Se for uma peça de 2,5 a 3 kg, vai levará 2,5 a 3 horas, de 30 em 30 minutos convém regar a carne com o caldo e seguidamente com a da assadeira, tapar e levar ao forno.
Quando estiver perto da cozedura e achar que não está suficientemente lourinho retire o alumínio e deixe acabar a cozedura, até aumentar a temperatura se achar necessário.

Ingredientes
2 1/2 kg de carne do cachaço
300 g de cebola
1 grande verde
3 cenouras
1 ramo de salsa
6 dentes de alhos grandes e com casca
1 colher de chá de noz moscada (facultativo)
pimenta de moinho a gosto
1 dl de vinho tinto maduro
1 dl de vinho maduro
1 dl de água
4 colheres de de balsâmico
1 caldo knorr de carne

Preparação
cortar os legumes e ervas grosseiramente com vê na foto
Para o molho
A utilização dos legumes no assado é para dar sabor aos alimentos e no final serem aproveitados para complementar o molho. Na falta de um passador chinês use um passador de rede grandinho e com uma colher pressione os legumes de forma a fazer um leve puré, desengordure o molho e está pronto a ser utilizado

Pode encontrar outra marinada um pouco diferente no, Assado com Ervas e Legumes

http://saberescomsabores.blogspot.pt/2013/06/um-assado-de-cachaco-de-porco.html

Receitas, Receitas de Carne, Receitas de Porco
free vector